xinxim - meaning and definition. What is xinxim
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:     

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is xinxim - definition

Eran peterê; Peteran; Xinxim de carne; Moqueca de carne
  • Xinxim de galinha

xinxim      
sm Reg (Bahia) Guisado de galinha com camarões secos, cebola, sementes de abóbora ou melancia, torradas e raladas, azeite-de-dendê e sal.
xinxim      
s.m. (-sXX cf. AGC)
-cul B prato típico baiano de origem africana, temperado com sal, alho e cebola ralados, e que contém camarão seco, amendoim e castanha de caju, guisados com qualquer tipo de carne
±
x. de galinha
-cul B xinxim preparado com carne de galinha e servido com farofa
-etim afr.
Erã peterê         
Erã peterê, eran peterê ou simplesmente peteran, como é comumente chamado pelos adeptos do candomblé, é a comida ritual votiva, pertinente a vários rituais e orixás do candomblé. É preparada com carne fresca (de preferência, oriunda dos rituais de sacrifício) e sal e rapidamente frita no azeite de dendê.

Wikipedia

Erã peterê

Erã peterê, eran peterê ou simplesmente peteran, como é comumente chamado pelos adeptos do candomblé, é a comida ritual votiva, pertinente a vários rituais e orixás do candomblé. É preparada com carne fresca (de preferência, oriunda dos rituais de sacrifício) e sal e rapidamente frita no azeite de dendê. Em caso de o orixá ser funfun, deve-se substituir o sal pela cebola e o dendê por azeite doce e oferecido ao orixá regente da obrigação, independente do ixé.

A mesma comida ritual, recheada de camarão defumado e chamada popularmente xinxim ou moqueca de carne, é servida normalmente aos adeptos do candomblé nas festas de barracão, sendo uma comida votiva ao orixá Oxóssi por ter ligação com o eran (carne).